Home Ciência e Tecnologia Aplicativo permite acompanhar multas e pagamento com desconto

Aplicativo permite acompanhar multas e pagamento com desconto

Aplicativo permite acompanhar multas e pagamento com desconto
0
0

Com o aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica, o condutor pode pagar as multas com desconto de 20% e 40%

Carolina Alonso | Detran-MT

Mais de 25 mil condutores de Mato Grosso já economizaram R$ 45 mil em multas com a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e aderido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) em abril deste ano.

O SNE funciona por meio de um aplicativo, que pode ser baixado no celular. Através dele, o condutor recebe as notificações de infrações de trânsito e pode realizar o pagamento das multas com descontos de 20% (para os proprietários que ensejam o recurso da multa) e 40% (para os proprietários que abrirem mão do recurso).

Os descontos estão disponíveis a todos os proprietários de veículos que forem autuados, independentemente de serem da mesma jurisdição da lotação do veículo.

Para o pagamento da multa, o usuário deve solicitar o código de barras da infração ou copiar o código para pagamento no aplicativo da agência bancária instalado no smartphone, ao qual é cliente.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, afirma que o SNE é uma evolução tecnológica na área de trânsito, pois permite o acompanhamento e gerenciamento de infrações cometidas pelos condutores de veículos de forma mais rápida e prática, através do celular.

SNE

Para ter acesso ao sistema, o proprietário do veículo deve baixar no celular o aplicativo SNE, disponível no Google Play ou na Apple Store. Em seguida, o condutor cadastra seu veículo e inclui ou exclui veículos a qualquer tempo, podendo acompanhar de forma detalhada todas as informações. O aplicativo permite ainda ao proprietário do veículo indicar o condutor autor da infração.

Os cidadãos que possuem veículos registrados em seu nome, mas que não são habilitados, devem preencher os dados de: CPF, e-mail, senha, número e código de segurança do Renavam. Todas as informações cedidas são validadas na base do Renavam.

Os veículos cadastrados com CNPJ devem utilizar o SNE Web. A solução tem os mesmos benefícios e também garante até 40% de desconto nas infrações.

Pessoas físicas podem acessar as informações pelo aplicativo e pelo site (sne.denatran.serpro.gov.br). Já pessoas jurídicas acessam apenas pelo site, utilizando o certificado digital.

Desde o lançamento do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em novembro de 2016, os motoristas brasileiros já economizaram mais de R$ 107 milhões no pagamento de multas de trânsito.

Foto por: Carolina Alonso/Detran-MT

Faça um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *