Home Brasil Concurso internacional de cartas recebe inscrições até março

Concurso internacional de cartas recebe inscrições até março

0
0

Estudante interessado deve passar por uma seleção prévia em sua escola; Brasil é o segundo País em número de vitórias no concurso.

As inscrições para o 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas estão abertas até o dia 15 de março. Realizado pelos Correios, o concurso terá como tema “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo secretário-geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia a fazer isso?”.

Os textos devem ser em formato de carta, escritos à mão usando caneta esferográfica preta ou azul e conter, no máximo, 900 palavras. O jovem interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola – cada unidade de ensino pode inscrever até duas produções. 

Para escrever as redações, os estudantes podem buscar inspiração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O regulamento completo pode ser acessado nesta páginaOs três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de ganhar um troféu e R$ 5 mil, vai representar o Brasil na disputa internacional. A escola levará R$ 10 mil.

Em 2016, mais de quatro mil escolas públicas e particulares de todo o País participaram do concurso. A vencedora da etapa nacional foi Laryssa da Silva Pinto, moradora de Porto de Trombetas (PA). Ela ficou com a menção honrosa na fase internacional da disputa.

O concurso é promovido mundialmente pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne os operadores postais de 192 países, com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.

O Brasil é a segunda nação em número de vitórias no Concurso Internacional de Redação de Cartas, com três medalhas de ouro. Está atrás apenas da China, que venceu cinco vezes.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC

Deixe uma resposta