Home Brasil Enem tem regras específicas para treineiros no exame

Enem tem regras específicas para treineiros no exame

0
0

Candidatos com menos de 18 anos e que não concluíram o Ensino Médio entram neste grupo.

Além dos candidatos que se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer à vagas em universidades, há aqueles que fazem a prova para testar os conhecimentos. São os chamados “treineiros”, uma categoria reconhecida pelo Ministério da Educação.

Os inscritos menores de 18 anos na data da primeira prova e que concluirão o Ensino Médio em anos seguintes ao da aplicação do exame se enquadram nessa classificação. Desse modo, eles ainda não podem ingressar no ensino superior, de acordo com a a Lei nº 9394 de 1996.

Siga o Portal LeNews no Facebook

Por isso, as notas desses candidatos são divulgadas dois meses após os resultados dos demais concorrentes, já que os treineiros não precisam ter suas notas calculadas antes das inscrições para o Sisu, Prouni, Pronatec e Fies.

Já o participante maior de 18 anos e que não concluiu o Ensino Médio não é considerado “treineiro”, pois poderá realizar outro exame (no nível estadual ou municipal) para conseguir a certificação do Ensino Médio e, assim, ingressar no ensino superior por meio de processo seletivo que utilize o resultado do Enem.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

 

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *