Home Cidade e Cotidiano Enfermeiros do Município são homenageados pela Câmara

Enfermeiros do Município são homenageados pela Câmara

0
0
por HUGO FERNANDES

A rotina intensa de cerca de 30 profissionais de enfermagem que trabalham no Município foi interrompida, nesta quarta-feira (07), por três horas. A pausa nos cuidados com os pacientes foi por uma causa nobre; o reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade mato-grossense, em sessão solene realizada pela Câmara dos Vereadores para homenagear os trabalhadores.

Siga o Portal LeNews no Facebook

Na avaliação da secretaria Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, a homenagem é importantíssima, visto os grandes desafios e cobranças que os profissionais encaram todos os dias no ambiente de trabalho. “A enfermagem é estruturante na saúde. São eles que estão por mais tempo em contato com os pacientes. E por essa proximidade são os que estão mais expostos. Por isso, este momento de homenagem dá mais força e ânimo à categoria”.

Na primeira sessão solene requerida em seu primeiro mandato como vereador da Capital, Gilberto Figueiredo (PSB) ressaltou a necessidade de reconhecer as coisas boas que acontecem na área da saúde. “Vimos diariamente uma avalanche de críticas e, muitas vezes, a população se esquece de prestigiar as coisas boas que acontecem na área da saúde. Temos profissionais dedicados e comprometidos, que fazem a diferença. Por isso é um justo reconhecimento”.

Entre os mais de 320 profissionais homenageados de várias unidades públicas e privadas de Cuiabá, estava a enfermeira Eugênia Francisca Carvalho Callejas, profissional com mais de 32 anos dedicados à saúde pública. Ela foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Municipal de Saúde da Capital, em outubro de 2005. “Me sinto grata pela merecedora homenagem concedida a todos profissionais. Apesar do papel científico, a enfermagem se diferencia das demais profissões por causa desse papel acolhedor, do carinho e cuidado com os pacientes. Isso não pode mudar”.

O promotor de Justiça, Alexandre Guedes, também participou da sessão e destacou relação do Ministério Público do Estado (MPE) com os profissionais. “Nossa instituição tem atos que visam preservar a isonomia e integridade dos profissionais de enfermagem. E é difícil eles não acumularem funções, com mais de um vínculo, para ganharem um salário mais justo”, lembrou.

Deixe uma resposta