Astrônomos anunciam descoberta de quase cem exoplanetas

0
0

Missão K2, iniciada em 2014, já detectou 292 planetas extrassolares

Astrônomos anunciaram nesta quinta-feira (15) a descoberta de quase cem novos exoplanetas identificados a partir de dados da missão K2, que resgatou parte da capacidade do observatório espacial Kepler, da Nasa. A missão, iniciada em 2014, detectou 292 planetas extrassolares.

No total, as duas missões do observatório Kepler, lançado em 2009, já identificou mais de 2,4 mil exoplanetas, fora cerca de 5,1 mil corpos aguardando confirmação de análises ou observações adicionais com outros instrumentos, conforme publicado pela revista científica “Astronomical Journal” nesta quinta-feira (15).

O Kepler é o primeiro telescópio espacial construído especificamente para encontrar planetas extrassolares. Ele cumpre o seu papel buscando por alterações no brilho de estrelas distantes ocasionadas pela passagem dos planetas em frente a elas.

Entre os exoplanetas confirmados recentemente, os astrônomos observaram um com características especiais. Com um período orbital de apenas dez dias, um dos corpos celestes tem como “estrela-mãe” um astro – o HD 212657 -, que é o mais brilhante já atribuído a um planeta extrassolar.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *