Centro espacial da OTAN será inaugurado na República Tcheca

0
0

Espaço terá acesso a fotos obtidas por satélites governamentais e privados

O Centro de inteligência militar espacial será aberto na República Tcheca até 2020 para atender principalmente as necessidades da OTAN, informa a chefe do Ministério da Defesa, Karla Slechtova.

“O novo sistema será capaz de fornecer informações imprescindíveis em poucos minutos. Além disso, será possível comprovar que nossos especialistas caminham lado a lado com os melhores profissionais mundiais”, disse Slechtova.

Considera-se que o novo centro terá acesso a fotos obtidas por satélites governamentais e privados com imagens reais de determinada região do mundo. Em primeiro lugar, o sistema será utilizado pela OTAN e pela Defesa tcheca, os quais, por conseguinte, poderão fornecer informações necessárias para médicos e bombeiros.

A construção do novo centro começará a partir de julho deste ano e deverá ser concluída até o início de 2020. Os melhores especialistas na área de informações geoespaciais, fotogrametria, geoinformática e tecnologia de satélite participarão do projeto.

Segundo o anúncio de um dos especialistas de inteligência militar, que preferiu não ser identificado, as informações fornecidas pelo novo centro podem ajudar significativamente os participantes das missões estrangeiras tchecas. Por exemplo, durante a preparação e a realização de atividades em uma região montanhosa do Afeganistão.

“Assim, estaremos entre os líderes mundiais no campo tecnológico. Apenas alguns países possuem tais instalações”, acrescentou o especialista. Com informações do Sputnik.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *