Conheça o golpe que faz o caixa eletrônico ‘cuspir’ dinheiro

0
0

Conheça o golpe que faz o caixa eletrônico ‘cuspir’ dinheiro

Em alguns casos, as cédulas saem em alta velocidade: até 40 notas a cada 23 segundos

Hackers instalam programas maliciosos em terminais de caixa eletrônico para sacar dinheiro sem danificar os equipamentos. Em alguns casos, eles conseguem liberar as notas em alta velocidade: saem até 40 cédulas a cada 23 segundos. O golpe, conhecido como jackpotting, ficou conhecido há alguns anos por ter sido aplicado na Ásia, Europa e México. Recentemente, passou a atingir bancos dos Estados Unidos.

Segundo a empresa de antivírus Kaspersky Lab, os criminosos possivelmente utilizam um malware chamado Ploutus.D, conhecido software de jackpotting descoberto em 2013, no México.

O TechTudo explica que o programa funciona apenas nas máquinas fabricadas pela empresa Diebold, mas pode ser adaptado para operar em equipamentos de outras marcas. O Ploutus.D é instalado e operado no próprio caixa eletrônico. Para liberar o dinheiro, é necessária uma senha fornecida pelo chefe da operação aos criminosos que estão no local.

Os malwares que fazem jackpotting vieram a conhecimento público em 2009. Hoje, segundo a Kaspersky, existem cerca de 21 tipos diferentes de softwares maliciosos para este fim.

Golpes nos EUA

Em golpes recentemente realizados nos EUA, o sistema funciona de uma forma diferente. Criminosos acoplam um computador ao caixa eletrônico, substituindo o HD original por outro, que sinaliza que a máquina está fora do ar. Acredita-se que o programa utilizado seja uma versão mais nova do Ploutus.D, que oferece acesso remoto ao sistema.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *