Home Ciência e Tecnologia Reforma e ampliação do Centro de Saúde Novo Terceiro poderá contar com participação da comunidade

Reforma e ampliação do Centro de Saúde Novo Terceiro poderá contar com participação da comunidade

0
0

A obra custará pouco mais de R$ 143 mil e será feita pela equipe de obras da Secretaria de Saúde ao prazo de 180 dias

OZIANE RODRIGUES 

Seguindo as diretrizes instituídas no plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, visando uma gestão participativa e voltada  para o bem estar coletivo dos servidores e, consequentemente, para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão cuiabano, a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo continua vistoriando o funcionamento das unidades de saúde da capital.

Acompanhada pela diretora de Atenção Básica, Larissa Kchimel e pelos engenheiros da SMS, a gestora reuniu-se nesta terça-feira (06) com servidores do Posto de Saúde do bairro Novo Terceiro, membros do Conselho Gestor da unidade, presidente do bairro, representantes da comunidade e com o vereador Mario Nadaf. Um dos  principais assuntos da pauta foram as obras de ampliação e reforma da unidade de saúde do bairro. O local está no cronograma das mais de 57 obras da SMS que estavam paralisadas ou não iniciadas pela gestão anterior, e que no próximo mês receberão ordem de serviço. Elas serão realizadas via execução direta e poderão contar com a participação da comunidade a exemplo do que está acontecendo nos bairros, Tijucal e Parque Cuiabá.

“Esta unidade tem duas frentes de trabalho importantes que são a reforma e a ampliação, onde construiremos um centro odontológico. Ao todo, o serviço custará pouco mais de R$ 143 mil e será feito pela equipe de obras da própria Secretaria de Saúde ao prazo de 180 dias. Contudo, a exemplo do que foi discutido nesta reunião, queremos envolver serventes e pedreiros da própria comunidade e, sobretudo, contar com o apoio de cada cidadão para que nos ajude tanto na fiscalização da obra, quanto na execução do serviço. A experiência que tivemos nesta parceria é que a comunidade se sente parte do processo e, é essa gestão participativa com elo de zelo que nosso prefeito Emanuel Pinheiro está implantando na Cuiabá dos 300 anos”, ressaltou a secretária.

De acordo com o presidente do Novo Terceiro, Antônio Fernando do Carmo, a proposta de parceria da comunidade surgiu durante a reunião. Ele explicou que  há  mais de 10 anos a comunidade local e outros quatro bairros da região, o Coophamil, Jardim Ubiratã, Jardim Beira Rio e São Benedito, aguardam a completa reestruturação do espaço de saúde, por isso, ele acredita que a parceria será aceita com louvor. “Ao todo, mais de 10 mil pessoas dependem desta unidade. Nós somos uma comunidade parceira, nos envolvemos na construção de uma praça aqui no bairro e ela está saindo conforme a população sonhou. Tenho certeza que o mesmo esforço será investido nesta obra. Vamos agendar uma reunião com a comunidade e daremos nossa resposta positiva à secretária”, pontuou o líder comunitário.

O presidente do conselho gestor, Ambrósio Moreira Souza Santos frisou que o objetivo principal da reunião foi estabelecer início meio e fim da construção e sentiu-se satisfeito com os critérios estabelecidos. “Saio desta reunião satisfeito enquanto Conselho Gestor, pois exercemos a prerrogativa de fiscalizar e de ser deliberativo, com a obrigatoriedade de fazer todo o acompanhamento técnico administrativo e financeiro desta obra e a Secretaria nos trouxe todas as informações. A partir de agora, buscaremos realizar a reunião com a comunidade e criar imediatamente uma comissão popular para iniciarmos os trabalhos junto à secretaria de Saúde como ela nos propôs”, concluiu.

A reunião também deliberou sobre o credenciamento do Centro de Saúde, que será transformado em Unidade de Saúde da Família (PSF) tão logo a reforma seja concluída e ainda sobre reparos estruturais imediatos. Sobre este último, a diretora Larissa informou aos servidores da unidade que, pela dimensão da obra, os mesmo serão realocados para o Centro de Saúde do bairro Cidade Verde, e só retornarão após os 180 dias, quando a unidade será entregue reformada, ampliada e totalmente equipada.

Mais Vistorias

Na última semana, a secretária de saúde, acompanhada pelo vereador Marcrean dos Santos, também vistoriou as obras do PSF Renascer, Centro de Saúde Pedregal, Centro Odontológico, PSF e Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Jardim Leblon, Centro de Saúde e Policlínica do Planalto. Todas as obras citadas possuem emendas impositivas do parlamentar. 

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *