Será que modelo de universo não é o que esperávamos?

0

Rotação alinhada de galáxias anãs fez com que os astrônomos duvidassem do conceito cosmológico moderno

Um grupo de cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, descobriu galáxias anãs girando em torno da galáxia lenticular Centaurus A.

A rotação alinhada fez com que os astrônomos duvidassem do conceito cosmológico moderno de LCDM (Lambda-CDM), diz Shannon Stirone, autora do artigo para a revista Scientific American.

Quatorze das dezesseis galáxias giram em torno da Centaurus A, em um único plano orbital, ao invés de seguir órbitas caóticas, de acordo com a publicação.

Esta descoberta pode ser um sério desafio para o conceito moderno de matéria escura. No entanto, a autora acrescenta que a investigação levará muitas décadas.

De acordo com o conceito de LCDM, que inclui a existência de matéria escura e de energia escura no universo, supõe-se que galáxias pequenas se dispersam ao redor de outras maiores de maneira aleatória, e se movem em direções diferentes.

As exceções são a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda, a mais próxima, em torno das quais, as galáxias satélites giram de forma sincronizada. Com informações do Sputnik.

LEAVE YOUR COMMENT