Home Cidade e Cotidiano 11ª Mostra de Dança de MT começa hoje no Teatro Zulmira Canavarros

11ª Mostra de Dança de MT começa hoje no Teatro Zulmira Canavarros

0
0

Mostra acontece entre os dias 6 e 9 de julho. Meta é agregar valores artísticos e culturais, além de ampliar o interesse de jovens e profissionais que almejam a educação pelas artes.

Mostra de Dança The Musical Stories (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros recebe nos dias 6 a 9 de julho a  11ª Mostra de Dança de Mato Grosso. Uma das organizadoras da mostra, Maria Hercília Panosso, informou que a entrada é gratuita e o principal objetivo é “valorizar, preservar e difundir a identidade cultural de Mato Grosso, inserindo o estado no cenário artístico da dança, nacional e internacional, possibilitando o intercâmbio e a reunião de diferentes culturas, além da reciclagem e o amadurecimento das artes”.

Reconhecida como um dos mais importantes eventos socioculturais de Mato Grosso,  a mostra de dança agrega valores artísticos e culturais, ampliando o interesse de jovens e profissionais que almejam a educação por meio da dança e das artes em geral. “Tem se consolidado como um excelente instrumento na formação de plateias, sensibilizando e impulsionando gestores públicos, produtores, artistas e público em geral sobre a importância da qualificação da dança e a sua devida regulamentação”, lembrou Panosso.

Siga o Portal LeNews no Facebook

A conselheira estadual de Cultura do Rio de Janeiro e conselheira honorária do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro,  Denise Acquarone, falou sobre o evento e disse que tem um carinho muito especial pela Mostra de Dança de Mato Grosso. “Um evento cheio de amor, brasilidade, onde se sente de fato pulsar a mais pura expressão da dança brasileira. Seus organizadores colocam de fato seus corações e sua paixão para realizá-la”, declarou.

O evento tem inscrições gratuitas, sem caráter competitivo, é permitida a participação de todas as manifestações e linguagens da dança, nos mais diversos gêneros coreográficos de caráter étnico, folclórico ou acadêmico. Os participantes contam com apoio logístico local, o que favorece a participação de municípios distantes da capital e de grupos inseridos em movimentos sociais que, em sua maioria, são de baixa renda. Os convidados são escolhidos dentro destas propostas e alguns desenvolvem há muitos anos uma trajetória artística e cultural junto às ações da Mostra de Dança, deixando um legado para a dança local e impulsionando–a nacionalmente e até mesmo internacionalmente.

Foi o que ocorreu com Liana Vasconcelos, atualmente produtora cultural e bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. “O primeiro convite que recebi para dançar profissionalmente como bailarina convidada foi na Mostra de Dança de Mato Grosso no ano de 2005, quando eu ainda era uma adolescente! Depois desse ano, já perdi a conta de quantas vezes me apresentei nesse estado que sempre me acolheu tão bem. Isso foi importantíssimo na minha trajetória e no meu crescimento artístico, profissional e pessoal”, avaliou.

A Mostra de Dança de Mato Grosso é uma realização da Cidarta (Companhia das Artes e Associados), uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal, responsável por importantes projetos sociais em âmbito nacional e internacional, que tem como principal finalidade promover o desenvolvimento da arte em todos os níveis, através de ações conjuntas com o poder público e a iniciativa privada, tendo como eixo norteador a ação e a formação educacional, cultural e artística. A Cidarta é uma organização social do Grupo Caroline, estabelecido no estado desde 1981.

A mostra também acontece, nas mesmas datas, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá.

O QUÊ: 11ª Mostra de Dança de MT

ONDE: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e Shopping Goiabeiras

QUANDO: 6 a 9 de julho, sempre a partir das 20 horas

QUANTO: Entrada franca

 

 

Deixe uma resposta