Anatel libera sinal 5G para Cuiabá e outras seis capitais

Com a decisão, agora cabe às operadoras Claro, Vivo e TIM liberar a velocidade 5G aos usuários.
Da Redação
O sinal 5G será liberado a partir da próxima segunda-feira (19) em Cuiabá e mais sete capitais, conforme anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A decisão foi tomada nessa quarta-feira (14), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência.
Com a decisão, agora cabe às operadoras Claro, Vivo e TIM liberar a velocidade 5G aos usuários.
Além de Cuiabá, o 5G foi liberado para Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).
A Prefeitura de Cuiabá informou que está finalizando a atualização da legislação que assegura a implantação da tecnologia 5G na capital. Em julho, a primeira minuta do projeto de lei foi enviada para a análise da Procuradoria Geral do Município (PGM).
Segundo o município, a partir do primeiro parecer, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável solicitou o projeto para alterações, com base em apontamentos feitos pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da prefeitura e por representantes do setor de tecnologia.
“Após as alterações, a minuta foi enviada novamente para PGM, que fará o trabalho de avaliação dos apontamentos feitos e dará o aval jurídico para prosseguimento do processo”, diz em nota.
Não havendo mais necessidade da realização de novas alterações, a PGM encaminhará a matéria à Secretaria de Governo, que será a responsável por enviá-la para votação da Câmara Municipal de Cuiabá.
De acordo com a Anatel, até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as operadoras deverão ter no mínimo oito estações de 5G ativadas em Cuiabá, oito em Aracaju/SE, cinco em Boa Vista/RR, 11 em Campo Grande/MS, 13 em Maceió/AL, 14 em São Luís/MA e 11 em Teresina/PI.