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Cuiabá tem aumento na intenção de consumo das famílias pelo 8º mês consecutivo

Cuiabá tem aumento na intenção de consumo das famílias pelo 8º mês consecutivo
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Os indicadores de Perspectiva Profissional e Nível de Consumo Atual também aumentaram, com variação de 3,3% e 2,3%, respectivamente.

Da Redação

Cuiabá registrou o oitavo mês consecutivo com aumento na Intenção de Consumo das Famílias (ICF), registrando 82,3 pontos. A variação mensal de 1,5% sobre julho e de 13% no acumulado do ano se aproxima de índices de antes da pandemia.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e mostram também um aumento de 18,3% no comparativo com agosto de 2021.

Entre os subíndices avaliados na capital, apenas dois registraram variação negativa, sendo o indicador de Compra a Prazo (Acesso ao crédito) e o indicador de Momento para Duráveis, com -0,6% e -0,4%, respectivamente. Em contrapartida, o indicador de Perspectiva Profissional e Nível de Consumo Atual se destacaram com variações positivas no mês, registrando uma variação de 3,3% e 2,3%, respectivamente.

Conforme análise do IPF-MT, o índice em agosto desse ano, registra uma alta de 44% se comparado com o mesmo período de 2020, o que mostra a recuperação do consumo após a pandemia, sendo um cenário positivo diante da disposição das famílias cuiabanas a consumir.

Já com relação à faixa de renda das famílias, este foi o segundo mês consecutivo em que as famílias com renda superior a 10 salários-mínimos atingiram índices considerados otimistas, registrando no mês 107,5 pontos.

De acordo com o presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, os resultados positivos demonstram recuperação do otimismo tanto do consumidor quanto do empresário do comércio. Ele afirma que os estímulos oferecidos às famílias em 2022, como o Auxílio Brasil e o Saque Extraordinário, foram primordiais para o crescimento contínuo do consumo. Além disso, pontua que o crescimento do emprego no estado também contribuiu para as perspectivas de consumo da população.

A pesquisa destaca que o índice abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação enquanto acima de 100 (com limite de 200 pontos) indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

*Com informações da Assessoria

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