Home Cidade e Cotidiano Emanuel Pinheiro entrega reforma geral da primeira Escola Cívico Militar da rede pública municipal
Emanuel Pinheiro entrega reforma geral da primeira Escola Cívico Militar da rede pública municipal

Emanuel Pinheiro entrega reforma geral da primeira Escola Cívico Militar da rede pública municipal

0
0

A ECIM Profa. Maria Dimpina Lobo Duarte atende 344 estudantes do Ensino Fundamental.

MARIA BARBANT

 

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta quarta-feira (2), às 9 horas, as obras de reforma geral da primeira Escola Cívico Militar da rede pública municipal de Ensino. A ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, bairro Coxipó, atende 544 estudantes do Ensino Fundamental – dos 6º, 7º, 8º e 9 º Anos, totalizando 16 turmas.

Em 2018, após uma forte chuva, parte do teto da escola desabou e o prédio foi interditado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido. Por causa de problemas estruturais os estudantes passaram a ocupar salas móveis.

Com a reforma, iniciada em junho de 2019, foi feito um reforço na estrutura com novos pilares  e as paredes comprometidas foram reconstruídas, resolvendo os problemas estruturais.

Também foram trocadas a cobertura e o forro, as instalações elétricas e o sistema de hidrantes. A unidade foi totalmente pintada e os revestimentos cerâmicos trocados, ganhou novos equipamentos de acessibilidade, sistema de iluminação (de led), calçamento externo e piso tátil. Toda a área de cozinha e despensa readequada e construída uma nova área de descanso para os funcionários, além de novos abrigos de lixo e gás.

A comunicação visual da unidade foi reorganizada e instalado um novo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e um novo acesso interno para os alunos.

Os vestiários e a quadra poliesportiva foram revitalizados.

Na parte externa a unidade recebeu novo paisagismo e uma nova área do estacionamento.

Novos espaços

Com a reforma geral a área construída que era de 3.099,84 m² passou para 3.105,31 m². A escola ganhou novas estruturas como sala da coordenação militar; despensas separadas para produtos secos e refrigerados; Depósito de Material de Limpeza (DML) no pavimento superior  e praça interna entre os blocos.

Além das salas de aulas a ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte possui duas salas multifuncionais para o atendimento de 27 crianças com deficiência (cadeirantes, deficiência auditiva, TDH, Autista, e outros); duas salas de apoio, Biblioteca e Sala de Informática.

A unidade ganhou novos móveis de escritório, carteiras escolares, quadros de vidro, utensílios e equipamentos de cozinha e 20 novos aparelhos de ar condicionado, do programa Climatizar é Humanizar, sendo: 10 de 36 mil BTUs, 4 de 24 mil BTUs, 4 de 9 mil BTUs e 2 de 18 mil BTUs.

Atividades pedagógicas

A escola cívico militar possui uma matriz curricular diferenciada em relação as demais unidades da rede. Além do currículo comum, no curriículo diversificado são desenvolvidos o Projeto Valores, natação  e judô; técnicas de redação; Educação Ambiental; Tecnologias (Espaço Maker); banda/fanfarra, danças, siriri e cururu e Educação Moral e Cívica.

Durante a pandemia, com a suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais e a implementação do ensino remoto, a unidade reforçou o sistema de monitoramento da participação dos estudantes, com o auxilio dos militares na busca ativa. Resultado, 96% de devolutiva das atividades por parte dos estudantes.

Projeto Valores

O Projeto Valores é uma iniciativa que visa implementar atividades para o desenvolvimento de valores em educação. O projeto tem como objetivo desenvolver virtudes por meio de valores éticos tendo com a finalidade de preparar o estudante para o exercício da cidadania.

Nesse sentido nos horários normais de aulas e semanalmente são desenvolvidas atividades lúdicas, reflexivas e conceituais realizadas de forma individual e coletiva.

 

Serviço: 

Entrega das obras de reforma geral da ECIM Profª Maria Dimpina Lobo Duarte

Data: 2 de junho

Hora: 9 horas

Local: Av. Fernando Corrêa da Costa, 4695, Coxipó da Ponte

Deixe uma resposta