Home Destaques Espaço Cultural da ALMT recebe exposição de artesanato e culinária

Espaço Cultural da ALMT recebe exposição de artesanato e culinária

Espaço Cultural da ALMT recebe exposição de artesanato e culinária
0
0

O evento, que tem início hoje (2) e vai até a sexta-feira, acontece no saguão principal da sede do Parlamento. Treze expositoras participam da mostra com produtos vão desde alimentos até artesanatos ligados à cultura regional.

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia Legislativa recebe esta semana a exposição de artesanato do grupo Cinderela. O evento, que tem início hoje (2) e vai até a sexta-feira (6), acontece no saguão principal da sede do Parlamento. Treze expositoras participam da mostra com produtos que vão de alimentos até artesanatos que representam a cultura regional.

“O principal meio de divulgação dos trabalhos artesanais são as feiras, que levam nosso trabalho até a casa das pessoas” explica a coordenadora do grupo Cinderela, Veronica Caznoca Cabral. “Por isso, dispor de espaços como a Assembleia [ Legislativa] é muito importante para promover a cultura e geração de renda para aqueles que vivem de produtos artesanais”, destaca.

Um dos estandes traz peças confeccionadas pelas detentas da Cadeia Pública Feminina de Nortelândia. São artigos de decoração confeccionados em gesso e cerâmica, que geram recursos para manter as oficinas e contribuir na renda das alunas. “Todo material é produzido na oficina de qualificação que busca o resgate da autoestima, estímulo a atividades saudáveis e perspectivas para que, após o cumprimento da pena, as mulheres possam ser independentes novamente” destaca a agente penitenciária Cleusa Maria Fordim, responsável pelo projeto.

Além da oficina de artesanato, o projeto tem costura, pintura e bordado. Segundo Cleusa as formações fazem parte da política de reinserção social da população carcerária, que busca por meio de educação, oferecer profissionalização, trabalho, geração de renda e assistência à família, além de inserir recuperandas no mercado de trabalho para que possam contribuir positivamente com a sociedade.

Realizado por intermédio do Instituto Memória, a exposição do grupo Cinderela faz parte do calendário cultural da ALMT. Geralmente são realizadas duas edições ao ano.

Grupo Cinderela – Fundado há mais de dez anos, busca dar autonomia financeira para os artesãos que participam do projeto. Dentre os produtos comercializados estão: artesanatos em geral, como artigos para casa, bijuterias e alimentos.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *