Home Destaques Fecomércio-MT realiza o plantio de árvores e distribuição de mudas no mês do meio ambiente
Fecomércio-MT realiza o plantio de árvores e distribuição de mudas no mês do meio ambiente

Fecomércio-MT realiza o plantio de árvores e distribuição de mudas no mês do meio ambiente

0
0
Meio Ambiente

A ação terá continuidade e deve atender diversas regiões da capital, contribuindo na recuperação de avenidas, praças e margens de rios que foram degradadas.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção da população para as questões ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Pensando nisso, a Fecomércio-MT realizou na manhã de quinta-feira (18), o plantio de mais de 50 mudas de árvores próximo à sede da entidade e a distribuição de mudas aos colaboradores.

Uma das que receberam as mudas foi a advogada da Fecomércio-MT, Zélia Rezende, que vê a ação da entidade de grande importância para o meio ambiente, por recuperar áreas desarborizadas e, com isso, melhor a qualidade do ar e bem-estar da população cuiabana e mato-grossense.

São árvores típicas do cerrado e pantanal, que se adaptam rápido ao solo da região, como Ipês, Jacarandá e Angico. Ao todo, serão dez espécies plantadas no canteiro central da avenida do CPA, em mais de 100 metros de extensão da via.

Para o gestor de Arrecadação, João Paulo, a atuação da Fecomércio-MT além de contemplar o setor, reconhece a importância do plantio de árvores em áreas degradas e, por isso, preza pelas ações da entidade que beneficiam também o meio ambiente. “Além da beleza que as árvores típicas da região trazem, elas nos fornecem também um ar limpo e uma melhor qualidade de vida”.

Todo trabalho contou o apoio do projeto Verde Novo, do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), além do Viveiros Mato Grosso. Em quase três anos de projeto, já foram mais de 77 mil mudas plantadas em mais de 320 ações realizadas na capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população mediante a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.

Segundo Marcelo de Figueiredo Pissurno, engenheiro florestal e membro da equipe do projeto, são feitos trabalhos de arborização urbana que visam recuperar parques, praças e avenidas, além de áreas degradadas e nascentes localizadas na capital. Há também a realização de palestras e workshops em escolas e empresas para falar sobre o tema.

“Buscamos conscientizar a população da capital para manter a cidade verde, preservar a arborização urbana em espaços públicos e, com isso, melhorar a qualidade de vida e saúde de todos”, explicou Marcelo sobre os trabalhos realizados pelo projeto e que podem ser acompanhados pelo site verdenovo.tjmt.jus.br e no Instagram @projeto.verdenovo.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *