Home Cidade e cotidiano Índice de desenvolvimento da educação está abaixo da média em MT, aponta MEC

Índice de desenvolvimento da educação está abaixo da média em MT, aponta MEC

Índice de desenvolvimento da educação está abaixo da média em MT, aponta MEC
0
0

Nota geral da educação pública do estado é de 5,5, e no ensino privado 7,2.

Da Redação 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) nas escolas de Mato Grosso está abaixo da média, segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em relação a 2021, e divulgado pelo Ministério da Educação na última sexta-feira (16).

A média a ser atingida é 6, segundo o MEC. No entanto, o ensino médio em Mato Grosso registrou nota 3,7, e o ensino básico 5,8.

A nota média geral da educação pública do estado é de 5,5, e no ensino privado 7,2.

Apesar do estado estar abaixo da média, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) informou que investiu mais de R$ 1 bilhão na educação, o que fez Mato Grosso sair da 22ª posição para a 19ª no ranking nacional do Ideb.

“Mato Grosso se antecipou ao processo de recuperação da aprendizagem e construiu uma das políticas públicas mais avançadas e ousadas do país: o Sistema Estruturado de Ensino. Além disso, há investimentos em avaliação diagnóstica, formação continuada para professores, material de apoio para educadores e alunos, além da implementação de 120 ações e 30 políticas de impacto no Programa Educação 10 Anos como eixo principal nesse processo”, diz em nota.

Conforme o resultado da pesquisa, o ensino médio de Mato Grosso ocupa a 21ª posição em relação aos 26 estados e o Distrito Federal.

Já o ensino básica está na 10ª posição. A nota média caiu de 5,9, em 2019, para 5,8, no ano passado.

No caso da rede estadual de ensino, a oscilação no ano passado foi de 0,1 para baixo nos anos iniciais e de 0,2 para cima, nos anos finais e no ensino médio.

O estudo feito pelo Inep tem por objetivo avaliar a qualidade da educação no Brasil.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Deixe uma resposta