Home Agronegócio Lavoura embaixo d’água: excesso de chuvas prejudica desempenho na segunda safra do milho
Lavoura embaixo d’água: excesso de chuvas prejudica desempenho na segunda safra do milho

Lavoura embaixo d’água: excesso de chuvas prejudica desempenho na segunda safra do milho

0
0

Em Nobres-MT, o solo encharcado alaga plantações e compromete o acesso de máquinas agrícolas no campo, atrapalhando o cronograma de aplicação de defensivos.

O excesso das chuvas em Mato Grosso, tem ameaçado o desempenho do milho segunda safra na região de Nobres, a pouco menos de 200 quilômetros da capital Cuiabá. Os alagamentos na lavoura prejudicam o desenvolvimento das plantas, provocam atrasos dos tratos culturais, tombamento de máquinas e levam alguns agricultores a reduzir a área destinada à cultura.

Com o solo encharcado, o cronograma do manejo da lavoura fica comprometido,      preocupando os agricultores. As chuvas também alagam as estradas e máquinas agrícolas não conseguem acesso para fazer a aplicação de defensivos e fertilizantes. Um pulverizador de quase dois milhões de Reais, tentou entrar no campo molhado mas acabou tombando no meio da plantação.

Em algumas propriedades, os agricultores já estimam quebra na expectativa de produtividade. Na fazenda do agricultor André Zarpelon, a chuva tem castigado grande parte da lavoura que foi semeada fora da janela considerada ideal, diminuindo as expectativas do agricultor com o resultado desta segunda safra. “A nossa obrigação é colher pelo menos em torno de 60 a 65 sacos para pagar só o custo da operação, frete e tudo mais. A gente pensando hoje nem tem como calcular, sonhávamos com 100 sacos por hectare, mas do jeito que está é bem complicado, muita água e o milho é sensível” afirma.

Fonte: CANAL RURAL

Deixe uma resposta