Home Agronegócio Produção de etanol de milho deve crescer em Mato Grosso, projeta Abramilho
Produção de etanol de milho deve crescer em Mato Grosso, projeta Abramilho

Produção de etanol de milho deve crescer em Mato Grosso, projeta Abramilho

0
0

 “Vamos aumentar tanto em área quanto em produtividade”

Agencia Estado

O  Diretor Executivo  da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, informou que o estado de Mato Grosso vai crescer na produção de etanol de milho nos próximos anos, por meio do aumento na produção do cereal. “Vamos aumentar tanto em área quanto em produtividade”, disse ontem, 5, durante painel da 2ª edição do Datagro Abertura de Safra Grãos, realizada de forma online.

A conjuntura é desafiadora com a quebra da safra de milho este ano, ele admite, e afirma que era para o país estar aumentando em 10 milhões de toneladas a produção de milho por ano: “Devíamos chegar a 115 milhões de toneladas produzidas este ano no país”. Para essa ampliação do cultivo, contudo, ele acredita que o produtor precisa de mais infraestrutura de armazenagem.

Nesse cenário, portanto, Silveira acredita que a importação de milho da Argentina por indústrias e usinas de etanol deve continuar, com as compras externas brasileiras do cereal podendo ficar entre 5 milhões e 6 milhões de toneladas em 2021.

Silveira acrescentou que prevê para a próxima safra um aumento tanto em área quanto em produtividade para o milho e disse que uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. “Esse, por exemplo, foi o ano em que mais ampliamos área e ao mesmo tempo mais utilizamos tecnologia também”.

Além disso, em relação ao milho de segunda safra do ano que vem, que ainda será plantado, ele afirma que cerca de 26% da produção já está comercializada, a maioria para usinas de etanol.

Julliana Martins

tags:

Deixe uma resposta