Sedec realiza Semana da Transparência e Combate à Corrupção

0
0
por Renata Menezes/Sedec-MT

Terminou nesta sexta (23.06) a ‘Semana de Transparência e Combate à Corrupção’ realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio através do Núcleo de Gestão de Estratégia para Resultado (NGer), em parceria com o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) do Governo do Estado.

Para encerrar as atividades, a Sedec recebeu a equipe do GTCC, entre eles, o secretário Fausto Silva, o adjunto Matheus da Cunha, e a presidente do Conselho de Ética Pública, Vanda Helena. O trio abordou os temas de forma bem interativa, com exibição de vídeos e dados.

Siga o Portal LeNews no Facebook

Os gestores explicaram as atribuições do órgão que, numa atitude inovadora do governador Pedro Taques, foi criado em 2015. Mato Grosso é considerado o 3º Estado mais transparente entre as 27 unidades do País, conforme o Ranking Nacional da Transparência realizado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Mato Grosso também figura como o melhor do Centro-Oeste e recebeu a nota 9,5, bem acima da média do índice nacional que é de 3,91. “Esse é o resultado de uma política pública, e assim podemos concluir que quando se faz com seriedade a coisa dá certo”, ressaltou Fausto.

Os servidores puderam fazer algumas perguntas que ajudaram a esclarecer dúvidas sobre procedimentos e atuações no dia a dia da Sedec.

Lisa Sant’anna que atua na área de Licitação da secretaria, achou muito interessante a iniciativa que serviu para trazer a luz certas dúvidas, sobre como agir em determinadas situações, como ter mais segurança no trabalho e evitar erros. “Gostaria de sugerir que o próximo evento abordasse assuntos que, muitas vezes podem parecer banais, mas que são fundamentais para o bom desempenho, como os casos em que funcionários usam recursos públicos para fins pessoais”, argumentou.

Programação

Os trabalhos começaram na terça (20.06), com discurso de boas vindas do secretário da Sedec Ricardo Tomczyk que também apresentou o cronograma das atividades e pediu a participação de todos: “Essa semana vamos debater temas que afetam diretamente toda a nossa vida, tanto pessoal como profissional, portanto, a ideia é que nos aprofundemos e que esse conteúdo seja absorvido e colocado em prática, pois, só assim, conseguiremos atingir resultados positivos. Cada um deve fazer a sua parte”, ressaltou.

Quem também aproveitou a abertura da Semana para falar junto aos funcionários foi o secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimentos, Leopoldo Mendonça que reforçou a importância da política criada pela atual gestão estadual no que diz respeito às questões de transparência e que, este exemplo, deve embasar as atitudes de todos.

Em seguida, foi a vez do adjunto de Administração Sistêmica, Nelson Viana lembrar que a Sedec possui um setor de Controle Interno e Ouvidoria criadas para fortalecer a gestão. O secretário comentou que a Sedec ainda precisa melhorar a questão de transparência pública colocando todos os processos disponíveis no portal da secretaria para consulta. “São inúmeros processos aqui na Sedec e, às vezes, a nossa equipe não consegue dar conta da demanda e, por isso, atrasamos as publicações. Mas, esse é um ponto a ser melhorado e estamos buscando isso”, afirmou.

No dia seguinte, os servidores da secretaria, que foi a 2ª do Estado a realizar a iniciativa, depois da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), puderam assistir alguns vídeos sobre corrupção, comportamento social, cidadania e ética.

Já na quinta (22), a equipe da NGer da Sedec programou o envio de alguns emails com conteúdo explicativo abordando os temas da ação.

Deixe uma resposta