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Sicoob Integração adere à campanha “Cuiabá por Elas” e doa cerca de mil absorventes

Sicoob Integração adere à campanha “Cuiabá por Elas” e doa cerca de mil absorventes
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Campanha idealizada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro

JULIA MILHOMEM BATISTA

Menos de uma semana após a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, lançar a campanha “Cuiabá por Elas”, o Sicoob Integração aderiu à iniciativa e fez uma doação de aproximadamente mil absorventes, que serão desrtinados às mulheres em situação de vulnerabilidade social do município.

De acordo com o presidente da cooperativa Sicoob Integração, Maurício Lúcio Nandes, quando ficou sabendo da campanha logo veio à mente sobre os sete princípios do cooperativismo e o mais importante é o de atender à necessidade real da comunidade. Ele explica que quando foi apresentado este projeto para ele de imediato foi mobilizado e arrecadado essa quantidade de absorventes.

Para a secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, a ação nasceu de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% de pessoas que menstruam no país não têm condições de adquirir absorventes todos os meses e ficou pior com a pandemia do novo coronavírus, onde o cenário econômico para as mulheres foi diretamente impactado, uma vez que foram as mais afetadas pelo isolamento social e com a diminuição de renda, limitando a possibilidade de aquisição dos produtos menstruais.

“Muitas mulheres acabam não tendo dinheiro para comprar seus absorventes e isso só agravou na pandemia. É um item básico de higiene, e a falta dele traz vários problemas de saúde e higiene, além de causar também uma discrepância educacional e profissional. Temos relatos de mulheres que acabam faltando no trabalho ou na escola porque estão menstruadas”, afirma.

A primeira-dama, Márcia, agradeceu as doações e se mostrou comovida com a rapidez em que o Sicoob Intergração se organizou e doou para a prefeitura essa quantidade significativa de absorventes.

“Nossa gratidão por essa doação. Mais do que uma questão financeira, a falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências como baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, o que pode também levar à sobrecarga mental. Por isso, acredito que, enquanto não falarmos sobre e não questionarmos, não existirão ações para ajudar no combate da questão. Fico emocionada em receber este apoio de uma grande cooperativa como a Sicoob”, ressalta.

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