Home Covid-19 TCE-MT e MPC recomendam uso de máscara e adoção de medidas para conter avanço da Covid-19

TCE-MT e MPC recomendam uso de máscara e adoção de medidas para conter avanço da Covid-19

TCE-MT e MPC recomendam uso de máscara e adoção de medidas para conter avanço da Covid-19
0
0

A fim de reduzir o risco de transmissão do coronavírus e frear o aumento de casos de Covid-19, Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e Ministério Público de Contas (MPC) recomendam o distanciamento físico entre os servidores, higienização frequente das mãos e das superfícies compartilhadas e o uso de máscaras nos ambientes fechados.

A recomendação consta da Portaria N° 123/2022, publicada no Diário Oficial de Contas desta quarta-feira (1°), e se destina ao público interno como medida voluntária, individual e consciente para combater a transmissão da doença. Prevê ainda que as recepções ofereçam máscaras ao público externo, especialmente aos usuários do restaurante.

O documento leva em consideração o Boletim Infogripe, divulgado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz, que aponta forte tendência de crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) em decorrência da Covid-19 para Mato Grosso.

Além disso, ressalta a necessidade de adotar medidas não farmacológicas preconizadas na Portaria Interministerial do Ministério do Trabalho e Previdência e do Ministério da  Saúde – MTP/MS  nº  14/2022,  que objetivam a prevenção, controle e mitigação dos riscos  de transmissão do coronavírus em ambientes de trabalho.

De acordo com portaria, o servidor que relatar ou apresentar sintomas como febre, tosse, dificuldade respiratória, distúrbios olfativos e gustativos, calafrios, dor de garganta e de cabeça, coriza ou diarreia, deve comunicar a situação ao seu líder imediato, que deverá afastá-lo e encaminhá-lo para exame laboratorial, mediante prévia requisição à Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas.

Fonte: Secretaria de Comunicação/TCE-MT

 

Deixe uma resposta