Home Economia Produção industrial cresce 2,3% em dezembro, mas fecha o ano com queda, diz IBGE

Produção industrial cresce 2,3% em dezembro, mas fecha o ano com queda, diz IBGE

0
0

A produção industrial no País cresceu 2,3% em dezembro. Em comparação ao mês anterior, foi um aumento de 2,3%. Entretanto, o ano fechou com queda. Esses são alguns dos números divulgados na Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No índice acumulado para 2016, a atividade industrial recuou 6,6% frente a igual período de 2015, após também registrar taxas negativas de -8,3% e de -3,0% em 2014. Com esse resultado, a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, permaneceu com a redução no ritmo de queda iniciada em junho de 2016, que foi de -9,7%.

Na passagem de novembro para dezembro de 2016, três das quatro grandes categorias econômicas e 16 dos 24 ramos pesquisados apresentaram taxas positivas. Entre os setores, o destaque foi veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve o maior resultado para o segmento desde junho de 2016 e intensificou a expansão de 6,9% verificada no mês anterior. Outras contribuições positivas relevantes vieram de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal

Recuo
O setor industrial, ao recuar 3,1% no quarto trimestre de 2016, assinalou a décima primeira taxa negativa consecutiva nesse tipo de confronto, mas teve a queda menos elevada dessa sequência.

Na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2016, ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior, o total da indústria mostrou redução na intensidade de perda e, entre as grandes categorias econômicas, esse movimento de ganho de ritmo entre os dois períodos foi mais acentuado em bens de consumo duráveis (de -12,1% para 0,6%) e bens de capital (de -4,4% para 1,8%).

Clique aqui para ver a publicação completa da Pesquisa Industrial Mensal.

Da Agência CNM, com informações do IBGE  

Fonte: CNM

Deixe uma resposta