Home LifeStyle Fitness Exercícios aeróbicos e de força: qual é melhor para o coração?

Exercícios aeróbicos e de força: qual é melhor para o coração?

0
0

O segredo pode estar exatamente na diferença entre exercícios cardiovasculares e o treinamento de força.

Para cuidar do coração, é importante manter sob controle fatores que possam oferecer risco, como obesidade, tabagismo, colesterol ruim alto, diabetes, estresse e a hipertensão. Além disso, praticar exercícios físicos é uma excelente forma de melhorar e facilitar o trabalho do coração, levando oxigênio para todo o corpo.

O segredo pode estar exatamente na diferença entre exercícios cardiovasculares e o treinamento de força: enquanto este último é focado em crescimento e fortalecimento muscular, o treino cardiovascular trabalha a frequência do coração e pode reduzir o risco de doenças do coração em até 40%.

Quanto mais se estimula o coração por meio da atividade física, mais eficiente será a distribuição de oxigênio pelo corpo e menos esforço será necessário para tal. E não é necessário mudar drasticamente a rotina para incluir exercícios que colaborem para a saúde do coração; apenas 30 minutos por dia já são suficientes, que podem ser divididos em três sessões de dez minutos, com os mesmos benefícios.

Dentre os exercícios cardiovasculares mais recomendados e fáceis de se iniciar estão a caminhada, ciclismo e a natação. Um profissional e seu médico podem também ajudar a escolher um exercício adequado as suas necessidades.

Para conseguir benefícios não é necessário mudar drasticamente a rotina; “Exercícios que colaboram para a saúde do coração podem começar com apenas 30 minutos por dia e adaptados de acordo com as condições físicas individuais, gosto pessoal e tempo disponível”, destaca o cardiologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Sampaio.

 NOTÍCIAS AO MINUTO

Deixe uma resposta