Serão os dentes brancos sinal de saúde?

0
0

Ter os dentes brancos é o desejo de muitas pessoas, mas será que isso é só uma questão de vaidade ou um sinal de saúde?

No que diz respeito à aparência humana, há um aspecto corporal que salta à vista de todos: o sorriso. E quanto mais branco, mais agradável. Os dentes brancos espelham, aos olhos de muitos, cuidados de higiene e um tanto ou quanto de vaidade, mas será que espelham também saúde? Sim, mas os dentes amarelos ou gastos também.

Salvo os casos em que é feito algum tipo de branqueamento, os dentes tendem a ter uma cor muito própria (que pode ser mais ou menos branca, mais ou menos amarela) e que depende dos genes de cada pessoa, dos seus hábitos alimentares, do tabagismo e até mesmo por tomar determinados medicamentos.

De acordo com a BBC, as manchas que surgem nos dentes não indicam que possam ser menos saudáveis do que dentes totalmente brancos, até porque a brancura dos dentes não é um impeditivo para que se tenha algum tipo de infecção nas gengivas ou até mesmo cáries.

Mas não só. Os dentes brancos – tal como aqueles que vemos nos filmes – podem até ser menos saudáveis do que aqueles que aparentam ser mais escuros ou amarelos e tudo porque são constantemente alvo de ação de produtos abrasivos que têm como finalidade branquear. Esses produtos, quando usados de forma continuada, podem causar um enfraquecimento do esmalte ou até mesmo sensibilidade dentária e na zona das gengivas.

Conclusão? Dentes brancos são, de fato mais bonitos e apelativos, mas a saúde dentária vai muito além da cor que os dentes apresentam.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *