Siga esses 9 passos para ter um estilo de vida mais sustentável

0
0

Procurar opções mais sustentáveis não só ajuda a criar um meio-ambiente mais harmonioso, como pode contribuir para a boa saúde das pessoas e dos animais

Cuidar do meio-ambiente é como cuidar da própria saúde. Viver num planeta mais saudável, harmônico e sustentável promove o bem-estar de todos e consegui-lo apenas depende das escolhas que fazemos todos os dias, nas mais variadas situações.

Embora a ação de cada pessoa possa parecer mínima na hora de combater o mal que já foi feito, o pensamento deve ser exatamente o contrário, uma vez que muitos pequenos gestos podem fazer tanto quanto um grande gesto. E como o segredo está nos gestos diários, nada como começar a implementar – mesmo que seja de uma forma gradual – algumas mudanças de hábitos.

E o primeiro passo, diz o site Mind Body Green, está na escolha de produtos que tenham uma processo de empacotamento mais simples ou que não precisem de embalagens. Olhemos, por exemplo, para os sucrilhos, que vêm numa embalagem de plástico que, por seu turno, vêm dentro de uma embalagem de papel, ou seja, são usadas duas embalagens desnecessariamente quando se poderia recorrer a lojas que vendem estes produtos a granel e comprá-los usando recipientes reutilizáveis, como sacos de pano.

Banir o uso de canudos – que demoram anos para se decompor – é um outro passo a dar rumo à vida mais sustentável. O uso mais consciente e inteligente da energia também. E por falar em moderação, deve-se ainda começar a lavar mais vezes a roupa com água fria, uma vez que o consumo de energia é menor nestes programas.

Desligar o carro sempre que está parado por mais de 10 minutos ajuda a reduzir os gases emitidos e, com isso, os níveis de poluição. De acordo com o site, deve-se reduzir o consumo de alimentos que necessitem de grandes quantidades de água na sua produção, como é o caso da carne de vaca e das oleaginosas. Optar por produtos orgânicos é também um fator a se ter em conta.

Na moda é importante começar a optar por peças que sejam criadas de uma forma mais sustentável e consciente, como acontece quando é usado o algodão orgânico, por exemplo. Por fim, siga o exemplo da França e diga não (de vez) às embalagens de plástico.

tags:

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *