Home Mato Grosso Sedec promove ações para a população na Caravana da Transformação

Sedec promove ações para a população na Caravana da Transformação

0
0
por Renata Menezes | Sedec-MT

A Caravana da Transformação, que ocorre em Alta Floresta (800 km ao Norte de Cuiabá), entre os dias 06 e 16 de junho, contará com diversas atividades que serão executadas pela equipe da adjunta de Turismo (Seadtur) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Uma delas é a ação educacional voltada para crianças e jovens “Educação para o Turismo”, que já participou de outras edições da Caravana. Desta vez, serão contempladas turmas do 4º ao 6º ano das Escolas Estadual Ruy Barbosa e Municipal Prof. Benjamim de Padua, em Alta Floresta. A iniciativa consista na realização de palestras, nos dias 08 e 09 de junho, que devem contar com a participação de cerca de 200 estudantes.

Desenvolver ações visando à conscientização da comunidade sobre a importância do turismo, oportunizando a divulgação, com destaque aos principais pontos turísticos do município e do Estado; sensibilizar os jovens para o turismo e seus segmentos, usando como exemplo o turismo sustentável; e também destacar assuntos ligados às principais atividades desenvolvidas na região são alguns dos objetivos das palestras.

Siga o Portal LeNews no Facebook

“O projeto parte do pressuposto de que os alunos das escolas públicas locais, ao se aproximarem da realidade turística, cultural e ambiental da localidade em que residem, sejam parceiros no processo de conscientização e preservação. Os estudantes se sensibilizam e compreendem a importância das temáticas abordadas, pois, estão diretamente envolvidos na comunidade. Usamos para isso uma abordagem mais participativa e lúdica”, explica o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Luis Carlos Nigro.

Aproveitando o momento, a Coordenação de Estruturação e Qualificação do Turismo da Seadtur também agendou uma reunião com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Alta Floresta. O objetivo é tratar sobre a execução da pré-matrícula do curso de Recepcionista e Inglês Básico – EAD pelo Pronatec Voluntário. Além desta reunião, os servidores também terão um encontro para discutir o fortalecimento e a estruturação da Instância de Governança Regional (IGR) com os municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Alta Floresta e Carlinda.

Cadastur

Dentro do escopo de serviços que a Sedec disponibilizará ao público durante a Caravana de Alta Floresta, caberá à equipe da Seadtur promover e divulgar os potenciais turísticos mato-grossenses, com apoio de material institucional de divulgação e informações aos interessados no desenvolvimento do turismo na região, bem como, fará o cadastramento no Sistema Cadastur, nos dias 08, 09 e 10 deste mês.

O cadastro passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos, é gratuito e abrange as seguintes atividades: Meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; acampamentos turísticos; e guias de turismo.

Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias e bares; centros de convenções; parques aquáticos; estruturas de apoio ao turismo náutico; casas de espetáculo; prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos; locadoras de veículos para turistas; e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

Vinculado ao Ministério do Turismo (Mtur), quem se cadastra pode participar de eventos, feiras e ações realizadas pelo MTur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A equipe adjunta de Empreendedorismo e Investimentos da Sedec também fará, nos dias 08, 09 e 10, o cadastro de artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, com a emissão da Carteira de Artesão. Além disso, os artesãos que estiverem com o cadastro vencido poderão fazer a atualização.

“Na oportunidade, vamos nos reunir com os artesãos da região para colher as demandas do segmento”, frisou o secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Sedec, Leopoldo Mendonça.

Durante a primeira Caravana realizada em 2017, a equipe percorreu quatro municípios, entre eles, Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Rondonópolis. Foram realizados 51 novos cadastros e 30 renovações.

Para se cadastrar no PAB, o artesão precisa apresentar ao menos uma peça da produção, levar uma foto 3×4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e preencher a ficha de cadastro que será disponibilizada durante o atendimento. Com o cadastro, o artesão poderá participar de feiras regionais e nacionais, por meio do programa, além de facilitar o acesso à linhas de crédito.

O PAB foi instituído com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico, bem como, desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal, no entendimento de que artesanato é empreendedorismo.

Deixe uma resposta