Home Mato Grosso Setas realiza capacitação para gestão do CadÚnico e Bolsa Família

Setas realiza capacitação para gestão do CadÚnico e Bolsa Família

0
0
por Aline Coelho | Setas-MT

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) realiza durante essa semana a primeira Capacitação de Gestão do Cadastro Único (CAD Único) e Programa Bolsa Família (PBF). A formação de trabalhadores e gestores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) começou na segunda-feira (22.05) e segue até sexta-feira (26), em Cuiabá.

Ao todo, técnicos de 34 municípios do Estado participam da capacitação para o aprimoramento da rede de assistência social. Durante a programação são tratadas a legislação do CAD Único e PBF e temas relacionados a rotina dos gestores desses programas, como alteração cadastral, mudança do chefe de família e exclusão. Ao final de cada tema são realizados exercícios para o reforço do conteúdo.

Siga o Portal LeNews no Facebook

A secretária adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Cordeiro, conta que essa formação foi criada pelo Governo Federal a cerca de três anos e é resultado das duvidas frequentes dos técnicos do Suas. A Setas proporcionou a formação de servidores da Secretaria para multiplicar os conhecimentos com os municípios durante os encontros na capital, e os trabalhadores por sua vez farão a transmissão do conhecimento em cada localidade.

“Parece que tinha uma mosquinha acompanhando o nosso atendimento. Porque essa formação é completa e responde as questões do dia a dia”, comenta a assistente social Joselilda Siqueira de Carvalho, coordenadora do Programa Bolsa Família em São José do Xingu. Para ela a formação contempla as necessidades dos trabalhadores da rede Suas.

Enquanto a gestora do PBF em Nossa Senhora do Livramento Waldete Ferraz Leite acredita que formação centralizada na capital é a forma mais eficaz de orientar os trabalhadores. “Muitas vezes em caso de alterações nos programas e legislação surgem dúvidas, e são as mesmas para todos. Aqui, elas podem ser esclarecidas de forma rápida e na coletividade na conversa direta”.

A formação da segunda turma de Capacitação de Gestão do Cadastro Único (CAD Único) será em junho, e a terceira e quarta no mês de julho.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *