ALMT e “Amigos do Rio Cuiabá” mobilizam sociedade pela preservação de seu principal afluente

0
0

A capital sediou a segunda edição do projeto de limpeza das margens do rio

A união de esforços em prol da preservação ambiental levou à praça Luiz Albuquerque, no bairro do Porto, em Cuiabá, quase mil pessoas, representantes de 63 entidades públicas e privadas, neste sábado (24). Em uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a partir de um projeto do deputado Wancley Carvalho (PV), o grupo “Amigos do Rio Cuiabá” mobilizou a população pela limpeza do rio, em um ato de retirada do lixo das suas margens.

Siga o Portal LeNews no Facebook

A concentração na praça do Porto começou com os voluntários realizando dinâmicas, distribuição de mudas de plantas, apresentações e intervenções culturais, além uma blitz educativa. Enquanto isso, um segundo grupo de participantes, de ônibus, percorreu as comunidades de Praeirinho, São Gonçalo, Carrapicho, Alameda e Passagem da Conceição. A terceira equipe, com barcos, se concentrou sob a ponte Júlio Müller, ao lado da praça, de onde saiu em embarcações para percorrer um trecho de 5 km, até a região do São Gonçalo Beira Rio. Ao todo, foram retiradas cerca de 40 toneladas de lixo no trajeto percorrido pelos voluntários da limpeza.

 

Geladeiras, fogões, carrinho de bebê, placas de trânsito, lixo orgânico, plástico, papel, móveis, pneus, bicicleta, latas, garrafas pets e até uma espingarda foram o saldo deste sábado.  “Isso demonstra que está faltando educação ambiental para a população. Temos que ajudar a natureza incentivando as pessoas a não agredi-la”, disse Rafael Wuinaequi, da etnia Bororo, do município de General Carneiro, que fez questão de participar da ação.

Para o secretário-geral da Assembleia Legislativa, Ricardo Adriane, que representou o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), esse tipo de iniciativa é fundamental para chamar a atenção da sociedade sobre a conservação e limpeza do rio.  “Este é um compromisso da Mesa Diretora da Assembleia, de atuar fortemente na questão ambiental de Mato Grosso. Vejo isso como importante trabalho do deputado Wancley Carvalho e engajamento do presidente Eduardo Botelho em envolver todo o Poder Legislativo”, destacou Adriane.

Esta foi a segunda edição do projeto em Cuiabá.  A ação já acontece há 15 anos às margens do rio Guaporé, em Pontes e Lacerda. “A questão da educação ambiental precisa ganhar força na sociedade. Esse trabalho, que começou há mais de uma década em defesa do rio Guaporé, foi trazido para a capital por se tratar de um município maior e que despeja, diariamente, toneladas de lixo no leito de seu principal afluente”, explicou o deputado Wancley.

Todo o material reciclável retirado neste sábado foi doado para a Cooperativa de Catadores de Cuiabá, que fará a reciclagem dos resíduos. “A prefeitura de Cuiabá está trabalhando para garantir a preservação do rio Cuiabá. Ações como a de hoje demonstram consciência, educação e participação da sociedade contra a agressão à natureza”, apontou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

De acordo com a organização do evento, em 2016 foram retiradas 30 toneladas de lixo do rio. Na ocasião, o grupo “Amigos do Rio” contou com a parceria de 50 instituições públicas e privadas, teve o apoio de quatro bairros ribeirinhos e percorreu cinco quilômetros de rio. “Todas as ações em benefício do meio ambiente são válidas. Os locais em que recolhemos o lixo em 2016, neste ano já apresentaram diminuição significativa de despejo”, destacou o coordenador-geral do “Amigos do Rio”, Luis Antonio de Oliveira.

“A responsabilidade do cidadão é um dos pontos principais para o meio ambiente ser preservado. Precisamos educar as pessoas sobre jogar o lixo no lugar certo, pois as consequências são drásticas contra a própria pessoa, em um futuro não muito distante”, exemplificou a superintendente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Vania César Marcia.

Parceiros – Estão entre os parceiros do “Amigos do Rio Cuiabá” a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande,  governo de Mato Grosso, Sema-MT, Metamat,  câmaras de vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, 13ª Brigada do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Defesa Civil de Cuiabá, Várzea Grande e estadual, entre outros.

Também estiveram presentes a Cruz Vermelha, Trael, refrigerantes Marajá, Top Gás, Escola Náutica de Cuiabá, Auto Center Rodrigo, Inplast, Solução Toalete, WM Ambiental, BRF, Minerva, Sindirecicle, Reciclagem Ascavag, Reciclates, Teoria Verde, Reviva Cuiabá, Aricá, Bicho de Aroeira, Amigos da Mãe Terra, Anjos da Amazônia, associações de moradores dos bairros São Gonçalo Beira Rio, Praeirinho, Associação, Porto, Alameda e Carrapicho e Federação dos Pescadores de Mato Grosso.


Mais informações:
Secretaria de Comunicação
Redação: (65) 3313-6310 (65) 3313-6283
Rádio: (65) 3313-6682
TVAL: (65) 3313-6341 (65) 3313-6399

Deixe uma resposta