Home Cidade e Cotidiano Cuiabá realiza projeto piloto do Plano Diretor Municipal de Arborização no Dom Aquino
Cuiabá realiza projeto piloto do Plano Diretor Municipal de Arborização no Dom Aquino

Cuiabá realiza projeto piloto do Plano Diretor Municipal de Arborização no Dom Aquino

0
0

A Prefeitura de Cuiabá deu início, nO sábado (19), à execução do projeto piloto do Plano Diretor Municipal de Arborização, no bairro Dom Aquino, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS). Ao todo, mais de 50 mudas de árvores de diferentes espécies frutíferas e medicinais serão plantadas no decorrer desta semana, por meio da interação direta com a comunidade local. Posteriormente as atividades se estenderão por toda a cidade.

A ação serve como base para implementação efetiva do plano diretor, prevista para ocorrer no segundo semestre deste ano, um instrumento de planejamento municipal, que fixa as diretrizes e critérios necessários para uma política de implantação, monitoramento, conservação e expansão da arborização urbana, com a meta de detectar as reais condições das árvores situadas em áreas verdes, praças, ruas e avenidas existentes no município.

“Estamos aqui no bairro Dom Aquino, dando o pontapé inicial para que tenhamos uma cidade muito mais verde, sustentável e melhor para se viver. O trabalho, conforme os avanços, se estenderá por toda a cidade, ajudando a melhorar o clima, indo a campo, juntamente com a participação da população”, disse o chefe da Pasta, Renivaldo Nascimento.

O prefeito em exercício, José Roberto Stopa,  afirmou que as prioridades do Executivo Municipal não se restringem apenas a melhorias no setor de infraestrutura, mas versam também sobre as práticas ambientais. “Não temos que ter somente a preocupação de entregar asfalto, obras e sim uma cidade sustentável, mais verde. Sabemos que em uma cidade quente como Cuiabá, a arborização pode diminuir a temperatura em 3%, 4%. Temos que cuidar e é isso que estamos fazendo”, destacou.

A iniciativa visa resgatar o título de ‘Cuiabá Cidade Verde’, disseminando a cultura de preservação do meio ambiente e sustentabilidade, além de reduzir a sensação térmica da capital, caracterizada pelas altas temperaturas, transformando esses locais em mais uma opção de lazer e contemplação da natureza à disposição da população.

Por NATHANY GOMES

Deixe uma resposta