Home Política Comissão de Saúde inicia trabalhos debatendo previdência de Mato Grosso

Comissão de Saúde inicia trabalhos debatendo previdência de Mato Grosso

0
0

O deputado Dr. Leonardo foi eleito presidente da Comissão. Na primeira reunião também foram aprovados requerimentos e distribuídos matérias para relatoria.

Foi instalada, na tarde desta quarta-feira (29), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, em reunião conduzida pelo membro efetivo, deputado Dr. Leonardo (PSD). Foram definidos ainda os cargos de presidente e vice-presidente da comissão permanente, conforme reunião prévia entre os membros efetivos, quando escolheram os deputados Dr. Leonardo e Guilherme Maluf (PSDB) – ambos médicos, respectivamente, para a presidência e vice-presidência do grupo de trabalho.

Além dos deputados eleitos, participaram da reunião de instalação e posse outros dois membros efetivos, os deputados professor Adriano (PSB) e professor Allan Kardec (PT). Compõe ainda o quadro de efetivos o deputado Sebastião Rezende (PSC).

Os membros da mesa refletiram sobre a importância da comissão e os desafios de avaliarem e proporem projetos que contribuam para o engrandecimento da saúde, da previdência social e da assistência social em Mato Grosso. A previdência, especialmente, recebeu destaque na reunião, por estar em pauta no debate proposto nacionalmente.

Siga o Portal LeNews no Facebook

O deputado Allan Kardec, se referindo à região onde mora (Coxipó, em Cuiabá) e registrando sua formação como educador físico, pontuou as dificuldades financeiras da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso; as demandas de investimento do Centro Integrado de Apoio Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho; e a necessidade de acompanhamento profissional nas academias ao ar livre.

“Nós sofremos muito com a falta de médicos psiquiatras nos postos de saúde e no próprio atendimento do SUS e nós temos o Hospital Adauto Botelho, que já foi referência nacional de atendimento e está lá abandonado. Então, solicitamos à comissão que pudéssemos fazer uma visita in loco”, narra Allan Kardec, em defesa à saúde mental em Mato Grosso.

Diante dos debates, o deputado Guilherme Maluf formalizou três requerimentos aprovados: convocar o secretário de Estado de Gestão de Mato Grosso, Júlio Cezar Modesto Santos, para prestar esclarecimentos sobre a previdência; convidar a diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Neuci Cunha dos Santos, para apresentar as demandas da instituição; e agendar uma visita in loco da comissão ao Ciaps Adauto Botelho.

Os membros presentes distribuíram, ainda, para relatoria, 11 projetos de lei, que demandam de avaliação da comissão permanente.

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social foi constituída por meio do Ato nº 006/2017, publicado em Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, datado de 09 de março de 2017.

São membros suplentes da referida comissão os deputados Pedro Satélite (PSD), Baiano Filho (PSDB), Nininho (PSD), Oscar Bezerra (PSB) e Janaina Riva (PMDB).

Fonte: 

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *