7 sinais que a criança com meningite apresenta

0
0

Saiba reconhecer os sintomas dessa doença grave

A meningite é uma causada pela inflamação das meninges, membradas que envolvem o cérebro. A doença é provocada por fungos, vírus ou bactérias e, se não tratada corretamente, pode gerar consequências graves, como trombose e até morte.

Paulo Olzon Monteiro da Silva, médico infectologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), disse ao site VivaBem que as crianças, principalmente em idade escolar, são as mais afetadas pela meningite. Saiba quais são os 7 sintomas da doença para poder levar a criança ao médico sem demora.

1 – Febre alta

Crianças pequenas podem até ter convulsão associada à febre, dependendo do tipo de infecção. Visão turva e confusão mental também podem acompanhar esse sintoma.

2 – Rigidez da nuca

O pescoço da criança fica endurecido porque, com a inflamação, as sustentações da cabeça se irritam e se contraem. Coloque a criança deitada sobre a cama, pegue a cabeça dela e tente flexioná-la para a frente, de modo que o queixo toque o peito. A pessoa com meningite normalmente não consegue fazer isso.

3 – Vômito

Náuseas e dores abdominais também são sintomas.

4 – Dor de cabeça

O incômodo é intenso e se espalha por várias áreas da cabeça.

5 – Manchas na pele

Quadros com lesões na pele são potencialmente mais graves. As manchas estão mais associadas a doenças causadas pela bactéria meningococo e podem ser um sinal de uma infecção disseminada pelo corpo.

6 – Alteração de comportamento

É importante ficar atento se o bebê apresenta sonolência ou irritabilidade intensa, choro inconsolável ou se recusa a mamar.

7 – Moleira alta

O abaulamento da fontanela, ou moleira alta, pode ocorrer nas crianças pequenas por conta do aumento de pressão dentro do crânio.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *