Home Saúde Começa 3ª etapa da sensibilização para servidores responsáveis pelo acolhimento nas unidades de saúde

Começa 3ª etapa da sensibilização para servidores responsáveis pelo acolhimento nas unidades de saúde

0
0
por MARIA BARBANT

Mais de 40 servidores estão participando nesta terça (13) e quarta-feira (14), no auditório da Secretaria de Saúde de Cuiabá, da terceira etapa do curso Humanização na Recepção. O curso é voltado para os servidores da Atenção Secundária, responsáveis pelo primeiro atendimento aos usuários. Nesse terceiro módulo,  os temas estão ligados à “Qualificação do acolhimento e as principais tecnologias no processo de trabalho da recepção com foco no atendimento Humanizado”.

A diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos explicou que a ideia é melhorar a relação entre os profissionais da saúde e os usuários, tornando o atendimento mais efetivo e qualificado por isso, num segundo momento,  essa sensibilização será estendida a toda a equipe das unidades de saúde da rede. Após este terceiro módulo está programado mais um voltado para a recepção e, em seguida, tem inicio a sensibilização para os profissionais de enfermagem.

Siga o Portal LeNews no Facebook

Estão participando  do curso  servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Norte e Sul, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CPAS), Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), Clínicas Odontológicas e Policlínicas.

No período da manhã,  as palestras foram voltadas para  a abordagem  das pessoas idosas, pacientes com problemas  psiquiátricos e pessoas com deficiência,  legislação e formas de acolhimento. Foram  palestrantes Eliete Saragioto da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Daniely Beatrice Ribeiro do Lago, da Central de Regulação e Waldette Pontes Gomes, responsável pelo Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Diretoria de Atenção Básica.

“A ideia é falar sobre os aspectos clínicos, emocionais e legais mais importantes a serem considerados na abordagem desses três grupos de usuários”, explicou Daniely Beatrice destacando que o mais importante é que todos sejam atendidos dentro de um mesmo padrão de qualidade, eficiência e educação.

Na parte da tarde as palestras vão focar o Cartão SUS, Protocolo de Classificação de Risco, o Sistema de Regulação (Sisreg), Biossegurança, Segurança Orgânica,  Prevenção de Risco e vida emocional.

A diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos, disse que toda a equipe está empenhada em implantar um atendimento diferenciado dentro das unidades do SUS.

“Estamos todos voltados para o desenvolvimento de ações que tragam efetividade e um atendimento humanizado em toda a rede pública de saúde do SUS Cuiabá. É importante destacar o papel da recepção no processo de trabalho de uma unidade de saúde, atendendo e acolhendo os usuários, daí esse esforço no sentido de viabilizar essa sensibilização”, salientou Dubia Campos.

Ela falou também que a proposta de humanização da Saúde, uma das ações prioritárias do prefeito Emanuel Pinheiro para a pasta, abrange desde a qualificação dos profissionais até a readequação física das unidades, iniciada a cerca de um mês, em seis unidades da rede básica.  Ao todo 29 unidades da Rede Básica passarão por obras de manutenção e ampliação.

Confira a agenda do Curso “Humanização na Recepção em Saúde de Cuiabá”

Datas: 13 e 14/06

Local: Auditório da SMS de Cuiabá

Horário: 08:00 às 18:00 horas

13:30 às 14:00 horas – Tema: Biossegurança (higienização das mãos, roupas, sapato fechado) – cuidados de prevenção/proteção para o profissional e para o cliente.

14:00 às 16:00 horas – Segurança Orgânica e Prevenção de Risco – aspectos sociais, criminológicos e legais

16:15 às 17:30 horas – A vida emocional – aspectos emocionais no auto-cuidado

17:30 às 18:00 horas – Encerramento

Deixe uma resposta