Por que não se deve tomar leite de vaca antes dos dois anos

0
0

Bebida pode fazer mal ao bebê, diz pediatra

leite de vaca só pode entrar na dieta a partir dos dois anos de vida e a amamentação deve ser o principal fornecedor de cálcio e demais nutrientes para o bebê, segundo a Organização Mundial de Saúde.

“E antes dessa idade, a criança está fazendo sua programação metabólica para o futuro, e o leite de vaca possui excesso de alguns nutrientes e falta de outros essenciais, o que atrapalha esse processo”, disse Virgínia Weffort, presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, ao site VivaBem, do UOL.

Isso porque, de acordo com o site, o leite de vaca tem uma quantidade considerável de proteínas, que podem sobrecarregar os rins e aumentar o risco de obesidade. Além disso, o teor de sódio que a bebida contém (elevado para bebês) predispõe à hipertensão arterial, enquanto o cálcio e fósforo presentes ali diminuem a absorção de ferro, nutriente indispensável para o desenvolvimento infantil e cuja falta também provoca anemia.

Isto é, estudos mostram que o excesso de leite está ligado à deficiência de ferro entre 2 e 5 anos de idade. No entanto, a baixa ingestão é relacionada à queda nos níveis de vitamina D.

 

tags:

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *