Home Saúde Reestruturação de unidades para um atendimento mais humanizado foi uma das propostas da Regional Leste

Reestruturação de unidades para um atendimento mais humanizado foi uma das propostas da Regional Leste

0
0
por MARIA BARBANT

Nas próximas duas semanas, com as pré-conferências do Distrito de Coxipó do Ouro no dia 14; Rural Sul, no dia 20 e Regional Norte, no dia 24, se encerram as etapas preparatórias para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá. No último sábado (10), na sede da APAE, aconteceu a pré-conferência de Saúde da Regional Leste. A reunião mobilizou, num dia de frio na capital, 235  pessoas entre usuários, trabalhadores e gestores, para discutir suas demandas e o que querem para a Saúde de Cuiabá.

A abertura da pré-conferência foi feita pela secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo e o coordenador, Julio César de Souza Garcia. Eles agradeceram a participação de todos e lembraram que as conferências  são marcos importantes para o  controle social na área da Saúde.

“Este é o momento em que as comunidades discutem os problemas locais que serão transformados em propostas que irão integrar o Plano Operativo de cada regional e mais adiante, o Plano Municipal de Saúde. É um importante espaço de participação social, e uma prioridade da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro” destacou Elizeth Araújo. A Secretária  lembrou ainda o tema da Conferência Municipal de Saúde deste ano, “Pela manutenção dos direitos sociais e contra o desmonte do SUS”, e chamou  todos a defenderem o SUS.

O coordenador da 12ª Conferência Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia falou sobre a importância das discussões em torno da Saúde e lembrou que parcelas da população como os idosos e as crianças não podem ser esquecidos. “A participação da sociedade é fundamental na construção de um SUS cada vez mais forte”.

Antes do inicio das discussões, a Assessoria de Planejamento da Secretaria de Saúde de Cuiabá apresentou números relacionados a Regional Leste cuja população deve girar em torno dos 165 mil habitantes, representando 28,73% da população da capital hoje de mais de 500 mil pessoas.

Na Regional Leste estão localizados oito centros de saúde, 17 equipes de Saúde da Família, três Clínicas Odontológicas, uma policlínica e três residências terapêuticas, além de 10 dos 51 Conselhos Gestores reestruturados ou implantados na capital desde janeiro, entre outras estruturas de Saúde.

Entre as principais causas básicas de mortalidade na Regional Leste (por 100 mil habitantes) estão pneumonia e influenza (43,6%), as doenças isquêmicas do coração (32,4%), diabetes (29,7%), o câncer de próstata (28,2%), as agressões (18,1%), câncer de mama (12,1%) e os acidentes de moto (6%).

Entre as  propostas apresentadas na pré-conferência da Regional Leste algumas tiveram destaque como a reestruturação das unidades de saúde para proporcionar um atendimento qualificado e humanizado aos usuários, informatização das unidades para o atendimento pleno do e-SUS e do sistema de regulação (Sisreg), ampliação da cobertura de PSF e a implementação de um programa de educação permanente dos profissionais do SUS, foram algumas delas.

Conferência Municipal

Em Cuiabá, a Conferência Municipal de Saúde  é realizada a cada dois anos (Lei Complementar 094/ 2003) e traz importantes avanços na avaliação e proposição de diretrizes para a política municipal de saúde com a participação social.

Em sua décima segunda edição, a Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá tem como tema central este ano “Pela manutenção dos direitos sociais e contra o desmonte do SUS”.

A etapa municipal será realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho, no Hotel Fazenda Mato Grosso e assim como nas pré-conferências, as discussões serão norteadas pelos sub-temas, Fortalecimento e Ampliação da Participação Social (Participação Social e Garantia do Direito à Saúde);  Modelo de Atenção (Garantia e Melhoria do Acesso e Organização dos Serviços de Saúde);  Gestão do SUS (Planejamento e Financiamento do SUS e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde).

Informações sobre a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá e sua etapas regionais podem ser obtidas pelos  telefones  3617-7385 e 3617-7325, ou pelo e-mail, cms.cba@cuiaba.mt.gov.br.

 

Confira a agenda das pré-conferências.

 

Etapa Rural – Coxipó do Ouro

Dia: 14/06 (Quarta-feira)

Horário: 07:30 às 10:30 horas

Local: Salão de Festas, Avenida Principal, s/n – Praça do Rosário

 

Etapa Rural Sul

Dia: 20/06 (terça-feira)

Horário: 07:30 às 10:30 horas

Local: Escola Novo Renascer – Fazenda Velha (ao lado da Fundação Santiago)

 

Regional Norte

Dia: 24/06 (Sábado)

Horário: 08:00 às 18:00 horas

Local:  Escola Dione Augusta Silva Souza, Avenida Tuiuiú, nº 45, CPA 4

Deixe uma resposta