Home Saúde Saiba o que é listeria, a bactéria que já matou 3 pessoas na Austrália

Saiba o que é listeria, a bactéria que já matou 3 pessoas na Austrália

0
0

A listeria é um micróbio que pode ser contraído através de alimentos contaminados ou contato com pessoas e animais

Uma bactéria não letal tem sido alvo de muita preocupação nos últimos tempos, chegando a ser a causa da morte de três pessoas na Austrália. A listeria é um micróbio que pode ser contraído através de alimentos contaminados ou contato com pessoas e animais contaminados e apesar de não ser letal, fragiliza e muito pessoas já debiltadas.

De acordo com o sistema público de saúde do Reino Unido, essa bactéria pode ser encontrada no leite não pasteurizado e seus derivados, incluindo queijos cremosos, como o brie e o camembert, em patês e embutidos.

+ Conheça 3 benefícios do carvão mineral para a pele

Como explicou o site ‘BBC Brasil’, caso a pessoa tenha consumido algum alimento desse e apresente sintomas como febre alta superior a 38ºC, dores agudas e intensas no corpo, calafrios e sintomas de gripe, vômito e diarreia, a pessoa deve procurar o médico para apurar.

É importante lembrar que muitas pessoas portam a bactéria, mas nunca apresentam sintomas. Não é um micróbio letal, a princípio, mas pode afetar crianças e idosos com sistema imunológico fraco.

Além das três pessoas que morreram na Austrália, outras 15 ficaram doentes por causa da bactéria, cuja origem pode estar, neste caso, em uma plantação de melão no Estado de Nova Gales do Sul, no sudeste do país.

Para tentar reduzir o risco de contágio por esta bactéria, o sistema de saúde do Reino Unido faz as seguintes recomendações:

– Lavar as mãos regularmente com água e sabão

– Lavar frutas e verduras sempre antes de comê-las

– Em caso de comida pré-cozida, sempre ler a informação na embalagem sobre onde e como conservá-la, para que se mantenha em bom estado

– Assegurar que comida que deve ser consumida quente esteja na temperatura adequada

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *