Usar sprays de limpeza equivale a fumar 20 cigarros por dia

0
0

Estudo norueguês descobriu que mulheres profissionais de limpeza apresentam um maior declínio da função pulmonar, cerca de 17% em comparação com a média

Usar diariamente sprays de limpeza pode ser tão prejudicial para a saúde como fumar 20 cigarros por dia, dizem os especialistas. Um outro estudo concluiu ainda que a utilização doméstica deste tipo de produtos de limpeza pode contribuir para mais de metade do ar poluído que assola os meios urbanos.

O primeiro estudo realizado na Noruega, durante o período de um ano, detectou que mulheres cuja profissão é fazer limpezas apresentam um maior risco, cerca de 17% de danificarem os pulmões. Já as mulheres que limpam diariamente as suas casas têm 14% mais probabilidade de desenvolverem problemas nesse órgão. Doenças respiratórias, como a asma ou como a pneumonia, são também mais prevalentes nestes dois grupos.

Os homens que integraram este universo do estudo não apresentaram o mesmo tipo de mazelas. A médica e coordenadora do estudo Cecile Svanes, da Universidade de Bergen, disse que ainda se desconhece os motivos porque os sprays não afetaram a população masculina do mesmo modo.

“As substâncias químicas deste produtos estão deteriorando os pulmões das mulheres. Estes sprays são desnecessários, use apenas um pano para limpar”, acrescenta Svanes.

O segundo estudo, publicado pela instituição norte-americana American Association for the Advancement of Science, concluiu que 50% dos “compostos orgânicos voláteis” encontrados no ar da cidade de Los Angeles, eram provenientes de produtos como tintas, pesticidas, lixívia e perfumes.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *