Home Segurança Defensoria Pública promove mutirão para atender presos

Defensoria Pública promove mutirão para atender presos

0
0

Cerca de 5,6 mil presos da região metropolitana de Manaus (AM) terão os processos avaliados pelos advogados.

Mais de 5,6 mil presos da região metropolitana de Manaus (AM) serão beneficiados pelo projeto do Ministério da Justiça, Defensoria Sem Fronteiras. Ao todo, 75 defensores públicos federais e dos estados vão avaliar em mutirão a situação jurídica dos detentos e encaminhar os processos. Em seguida,com o atendimento presencial dos internos e internas, os defensores e defensoras vão atuar nas unidades penitenciárias. 

O objetivo do mutirão é levar assistência judiciária a todo o País e reduzir a população carcerária em 15% até 2018. As passagens e as diárias dos defensores são custeadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Siga o Portal LeNews no Facebook

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica Defensoria Sem Fronteiras e visa promover ações nas prisões brasileiras. A medida é uma das ações que busca racionalizar e modernizar o sistema penitenciário, um dos eixos do Plano Nacional de Segurança. A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais e a Associação Nacional dos Defensores Públicos também fazem parte do acordo, que tem validade de dois anos e pode ocorrer em outros estados.

 Natal

Na última semana, o Depen transferiu seis presos do Rio Grande do Norte para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). A ação ocorreu depois que a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária do Ministério ajudou os agentes penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania a retomarem o controle da Penitenciária de Alcaçuz, situada na Região Metropolitana de Natal.

O Depen transferiu também, no mesmo voo em uma aeronave da Polícia Federal, dez presos de Roraima para a prisão federal de Rondônia. Os estados do Amazonas, Rio Grande do Norte e de Roraima registraram brigas de facções com mortes de presos em janeiro.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MJC

 

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *