Home Segurança Em uma semana, Gefron apreende 139 kg de drogas na fronteira

Em uma semana, Gefron apreende 139 kg de drogas na fronteira

0
0
por Dayanni Ida | Sesp-MT

A atuação do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) tem se destacado nas atividades de enfrentamento à criminalidade no estado. Com elevações nos indicadores de apreensões de drogas, o fechamento da primeira semana de junho já é maior que o saldo registrado no mesmo período em 2016.

Cento e trinta e nove quilos de entorpecentes foram apreendidos em sete dias nas regiões de fronteira do estado. Em 2016, a primeira semana de junho registrou a apreensão de 133 quilos.

Siga o Portal LeNews no Facebook

No primeiro dia do mês, 70 tabletes de substâncias análogas à pasta base de cocaína foram apreendidos pelo grupamento. Já na sexta-feira (05.06), durante um patrulhamento rural, oito quilos foram apreendidos e, nesta quarta-feira (07.06), mais 61 quilos de drogas foram apreendidos durante patrulhamento pela BR-174, na região próxima ao município de Glória D’Oeste (304 km da Capital).

O comandante da unidade, coronel PM Jonildo de Assis, destaca que o crescimento positivo na quantidade de apreensões está relacionado diretamente à atuação pontual no enfrentamento à criminalidade na região de fronteira. “Estamos trabalhando com serviços de inteligência para qualificar nossos trabalhos, pois atuando com base em informações precisas, somos capazes de ações mais eficientes”, explica.

Além disso, Assis ressalta também a preocupação em manter a capacitação da tropa para atuar sempre alinhada nas atividades. “Por isso é importante manter o nosso efetivo atualizado nos conhecimentos teóricos e técnicos atribuídos à nossa rotina. Uma tropa preparada alcança sempre bons resultados”.

Nos últimos três meses, o Gefron apreendeu mais de 2,5 toneladas de entorpecentes nas fronteiras de Mato Grosso. A maioria das ocorrências neste período foram relacionadas à modalidade de tráfico por meio de ‘mulas’ (pessoas utilizadas por traficantes para transporte de droga).

Tráfico de drogas

Em Mato Grosso, o transporte de drogas nos mais de 900 km da faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia é realizado por “mulas”.

Os tipos de drogas mais apreendidas entre o Brasil e a Bolívia, em Mato Grosso, são pasta base, cocaína e maconha.

O transporte de entorpecentes é feito por meios fluvial, terrestre e aéreo. Pelas vias terrestres, automóveis, ônibus de linha regular, veículos de cargas, motocicletas, bicicletas são os meios utilizados pelos traficantes.

Apreensões

A última grande apreensão do Gefron ocorreu no dia 31 de maio, durante uma operação integrada entre o grupamento e a Polícia Federal, em Cáceres (250 km a Oeste de Cuiabá). Na ação, foram apreendidos 368 quilos de droga e um fuzil AK-47.

Mais de 15 pessoas trafegavam pela mata, no município de Porto Esperidião (325 km de Cuiabá), quando foram avistadas pelos policiais. Os denominados ‘mulas’, ao serem abordados pela guarnição, fugiram do local, deixando as centenas de tabletes pelo caminho.

INC

A fim de aprimorar os resultados e manter a qualidade dos serviços prestados à sociedade, até setembro deste ano todo o efetivo do Gefron vai passar por capacitação com a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC).

Neste mês, o Gefron realiza a terceira fase do curso, com a participação de 20 policiais. O objetivo é alinhar a atuação da tropa nas atividades exercidas na região de fronteira.

Deixe uma resposta