Home Segurança Espírito Santo recebe reforço de 550 militares das Forças Armadas

Espírito Santo recebe reforço de 550 militares das Forças Armadas

0
0

Mais 100 integrantes da Força Nacional serão empregados em patrulhamentos em municípios do interior do estado.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou, nesta quarta-feira (8), que a Operação Capixaba receberá reforço de 550 militares das Forças Armadas. Além disso, segundo o ministro, mais 100 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública chegarão a Vitória e serão empregados em patrulhamentos em municípios do interior do estado do Espírito Santo.

“Estamos enviando estes 550 militares em aviões ou por viaturas para Vitória. Conversei hoje com o ministro interino da Justiça, José Levi, que me informou que mais 100 homens da Força Nacional estão seguindo para cidades do interior capixaba”, afirmou Jungmann.

O ministro disse que tem mantido conversas com o governador licenciado Paulo Hartung e com o governador em exercício, César Colnago, e tomou conhecimento da redução do número de homicídios e ataques ao comércio.

Siga o Portal LeNews no Facebook

Segundo Jungmann, desde o último domingo, quando recebeu relato de Colnago sobre a situação no Espírito Santo, o governo federal  vem dando todo apoio necessário.

Na manhã da última segunda-feira (6), o presidente Michel Temer fora informado da situação de emergência e prontamente decidiu pelo decreto em que autoriza o emprego das Forças Armadas em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado.

Para o ministro Jungmann, a mobilização das tropas ocorreu de forma eficiente de modo a permitir que a população tenha sensação de segurança.

“A situação, nesta quarta-feira, já começa a se normalizar, pois temos informação da redução expressiva de homicídios. Aquela  sensação de insegurança vai cedendo para que as pessoas comecem a retomar suas atividades”, contou Jungmann.

O ministro contou que o governo federal vem atendendo a demanda no Espírito Santo “dentro da nossa capacidade” e “se forem necessários outros deslocamentos serão feitos”.

Mobilização das tropas

O comandante da 1ª Divisão de Exército (DE), general Mauro Sinott Lopes, se deslocou a Vitória junto como general Adilson Katibe, comandante da Operação Capixaba e da Artilharia Divisionária (AD1), situada em Niterói. De acordo com o general Sinott, hoje o comando conta com 1.150 militares. Estão sendo deslocadas tropas de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro.

Das tropas que estão se deslocando para a capital capixaba, pelo menos 100 homens da Força Aérea Brasileira (FAB) vão reforçar o patrulhamento no Aeroporto de Vitória e adjacências.

Hoje, 30 militares do Exército foram enviados para Guarapari e parte do efetivo da Força Nacional seguiu para Cachoeiro do Itapemirim. A Operação Capixaba conta com a coordenação das Forças Armadas, que atuam de forma integrada com os órgãos de segurança pública do Espírito Santo.

De acordo com o general Sinott, os integrantes da Força Nacional estão patrulhando, de 10h às 2h, os principais pontos da Grande Vitória.

Com esta ação o comando acredita numa redução mais significativa dos crimes no estado. “Hoje vimos mais pessoas nas ruas. A percepção da segurança é frequente, mas acontece de forma gradativa”, contou.

Para assegurar a circulação de ônibus, as Forças Armadas estão patrulhando os principais terminais desde a noite de ontem (7). Porém, devido a reduzida procura por parte dos passageiros o planejamento foi refeito. A expectativa é que o transporte público também se normalize nas próximas horas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa

 

 

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *