Home Turismo e Cultura Dança tradicional anima estande da Assembleia na 53ª Expoagro

Dança tradicional anima estande da Assembleia na 53ª Expoagro

0
0

Noite de quarta contou com a presença de sete deputados, disponíveis para dialogar com visitantes

Deputados visitam estande da ALMT na 53ª Expoagro (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Uma colorida e animada apresentação de siriri deu o tom da noite de quarta-feira (13) no estande da Assembleia Legislativa na 53ª Exposição Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), programação cultural aberta a visitantes, acompanhada por deputados estaduais e autoridades. Foi noite de descontração, quando a população teve a oportunidade de conversar diretamente com os parlamentares e conhecer o trabalho deles e da Casa de Leis.

As cores verde-limão e rosa-choque das roupas do Grupo de Siriri Flor de Atalaia fizeram brilhar os olhos dos presentes, atentos aos ágeis movimentos das saias esvoaçantes das moças e dos chapéus dos rapazes. A presidente da associação do grupo, Cristina Zuita, destacou a importância de apresentar o trabalho do grupo em uma exposição do porte da Expoagro. “É uma vitrine, num espaço com grande diversidade de lazer, trazer o nosso trabalho, geralmente conhecido mais pelas comunidades ribeirinhas”, conta a representante, uma das dançarinas.

Siga o Portal LeNews no Facebook

O Flor de Atalaia é composto por 50 integrantes, dos quais 20 se apresentaram no estande da ALMT: 6 casais e 8 pessoas no ganzá, mocho, viola-de-cocho e na voz.

A noite cultural contou, ainda, com a apresentação da dupla sertaneja Júnior de Paula e Carlinhos Figueiredo.

Nesta quinta-feira, à noite, haverá show de humor com os artistas regionais ‘Nico e Lau’, também aberto aos visitantes da 53ª Expoagro.

Expoagro aproximando a ALMT da sociedade – A retomada da participação da Assembleia Legislativa na Expoagro cumpre o objetivo da atual legislatura de se aproximar da população mato-grossense.  O estande da instituição na feira agropecuária expõe as ações da Casa de Leis, bem como serve de ponto externo para explicar o papel do Poder Legislativo mato-grossense, tirar dúvidas e receber demandas da sociedade.

“A Assembleia tem que estar onde o povo está. E esse evento é um dos eventos mais importantes de Cuiabá. Aqui se reúne o agronegócio, se reúnem os pequenos agricultores… E o agronegócio representa, hoje, mais de 50% da economia do Estado”, justifica o presidente da Casa, Eduardo Botelho (PSB).

A superintende do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), Mara Regina Visnadi, departamento responsável pelo estande da ALMT, se declarou muito satisfeita com o resultado da ação e avalia que a aceitação do público “está sendo muito boa”. Segundo Mara, o estande é mais uma forma de mostrar a transparência da Casa de Leis: “Uma Assembleia mais perto do cidadão é o que a gente quer mostrar”.

O secretário de Comunicação da AL, Raoni Ricci, visualiza o espaço como “oportunidade de conversar com os deputados”, além de destacar que “o visitante pode conhecer um pouco da história da Assembleia”.

O deputado Zé Domingos Fraga (PSD) teve a oportunidade de conversar, no estande, com empresários, que apontaram algumas “questões de políticas públicas que a Assembleia poderia ser um fator determinante”. Zé Domingos entende que a instituição “tem uma nova mentalidade e está cada vez mais próxima do cidadão”.

Wagner Ramos, deputado também do PSD, elogiou a iniciativa de retomar a presença da Assembleia na Expoagro, “para que a sociedade possa ver nosso trabalho extra-muros da Casa”.

Estiveram presentes no espaço, também, os parlamentares Oscar Bezerra (PSB), Janaina Riva (PMDB), Nininho (PSD) e Guilherme Maluf (PSDB).

 

 

 

Deixe uma resposta